O autoconhecimento começa no reconhecimento das nossas emoções básicas. Só conseguimos falar de inteligência emocional se primeiro nos ''alfabetizarmos'' sobre nossos sentimentos. Afinal, nem eu nem você aprendemos sobre emoção, sentimento e sensação né?

Para te auxiliar na sua jornada de autodescoberta vou te contar quais são as diferenças entre sentimento, emoção e sensação! isso trará mais clareza para seu desenvolvimento pessoal.

Emoção

A inteligência emocional começa com o conhecimento sobre suas emoções básicas! e elas são: tristeza, alegria, raiva e medo.

Uma emoção é uma reação a um estímulo ambiental, ou seja, algo no ambiente desencadeia uma emoção.

Por exemplo: você está prestes a atravessar a rua, olha para os lados e segue… de repente um carro em alta velocidade aparece! Qual sua reação? Muito provavelmente vai desencadear a emoção MEDO, para sua proteção.

Ao ser exposto à alguma emoção, o cérebro libera hormônios que alteram o seu estado emocional. A Isto quer dizer que podem ocorrer reações físicas, como palpitações, choro, suor e até mesmo dores inexplicáveis.

Diferente dos sentimentos, essas reações são automáticas, são desencadeadas instantaneamente no seu cérebro. E é por isso que cada pessoa age de uma forma diferente, diante um acontecimento.

Sentimento

“Ato ou efeito de sentir “.

O sentimento é o resultado de uma experiência emocional.

As reações concebidas pelas emoções de forma consciente serão os estímulos para a produção de sentimentos. São os estados e as reações que o corpo é capaz de expressar diante dos acontecimentos que vivencia.

Os sentimentos se relevam tanto para acontecimentos recentes quanto para algo que seja revivido por meio de lembranças ativadas pela memória.

Apesar de serem menos acentuados que as emoções, os sentimentos duram muito mais tempo. O que pode ser bom (como um sentimento de amor) ou ruim (como um sentimento de rancor).

A causa do sentimento não é facilmente identificada, o que pode gerar angústia e sofrimento para quem sente. Mas é possível se você tem ajuda de um profissional como um psicólogo.

Vamos encarar os sentimentos como a possibilidade de nos comover, de nos impressionar, perceber, apreciar…. Sentir é viver !! Viva uma vida com leveza!

Sensação

Dentro de você funciona como um processo em que a informação é feita e interpretada pelo cérebro.

Para ter informações sobre o mundo exterior o seu corpo está equipado com cinco sentidos. Eles são a visão, olfato, audição, tato e paladar. Esses sentidos nos permitem experimentar e desfrutar o ambiente que nos rodeia.

As sensações são as interpretações que seu cérebro faz ao receber sinais dos seus sentidos.

Por exemplo, “imagine que você está caminhando pela praia. Você sente o sol em sua pele, o cheiro do mar, o vento em seu cabelo e você vê a beleza ao seu redor. É a sensação que te permite desfrutar dessa cena. Todas essas informações são enviadas para o seu cérebro, para que você possa apreciar a vista e simultaneamente a isso Desperta emoções e sentimentos que podem virar memória!

Me conta o que achou? você sabia da sutil diferença entre eles? sempre usava sensação, emoção e sentimento como sinônimos?

Conteúdos relacionados

January 20, 2021
O que é uma pessoa insegura?

Entenda como é uma pessoa insegura. Você pode assistir ao vídeo de conteúdo também

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Psicólogo Unimed -Como pedir Reembolso de terapia p/ convênios  

Você tem convênio e quer ser atendido pela evoluBe? Descubra como pedir reembolso para seu convênio

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Perguntas frequentes sobre Autoestima

Existe oscilação de autoestima? Nesse post você verá algumas perguntas que recebi sobre autoestima

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Dependência emocional em relacionamento Abusivo

Entenda o funcionamento psicológico de pessoas que estão em relacionamentos abusivos

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Ative seu sistema imunológico emocional

Ative o sistema imunológico emocional para não chegar ao fim do dia sem energia

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
A comparação aumenta a insegurança

O comportamento comparativo tem impactos negativos na sua vida, veja como mudar

Najma Alencar

Psicóloga

Comece agora seu crescimento

100% Online

Atendemos todo o Brasil

Contatos

41 99768-2415