Quando estamos inseguros, temos uma visão de mundo pessimista, principalmente quando essa visão é sobre nossas capacidades e habilidades. O sentimento de insegurança trás certa paralisia.

Você já deixou de fazer alguma coisa por estar muito inseguro? Muitas pessoas que se sentem inseguras acabam deixando de arriscar, de conquistar, por acreditarem que não são capazes de realizar, ou que não são merecedoras.

O ponto importante é que você precisa avaliar quais áreas da sua vida te geram insegurança. Isso é importante para que você consiga focar em uma área de cada vez, para ter os resultados que deseja.

Vou compartilhar com você algumas orientações para que você desenvolva segurança emocional. Não conseguimos falar de segurança emocional sem mencionar a inteligência emocional. Precisamos desenvolvê-la para que tenhamos mais controle sobre nossas ações, impulsos, e principalmente a forma como reagimos ao nosso relacionamento, ao trabalho, com a família, em todas as áreas da sua vida.

Para que você desenvolva inteligência emocional e por consequência segurança, o ponto primordial é o reconhecimento das suas emoções básicas. São elas: raiva, medo, alegria e tristeza. Então, quando você estiver na situação que te causa insegurança, pare para reconhecer qual emoção predomina naquele momento.

Na situação insegura, sentimos medo ou raiva ou tristeza, e essas emoções nos consomem, paralisam e as vezes temos alguma ação impulsiva, explosiva. É importante que você possa controlar os impulsos comportamentais que essas emoções disparam em você. Para não ser dominado pelas emoções e acabar se perdendo eu indico que você foque no tempo! Tempo para o seu racional entrar em jogo e analisar a situação antes que apenas o seu lado emocional tome as decisões.

#dica: Sente-se confortavelmente, inspire contando até 4, segure contando até 4 e expire contando até 4, encha seus pulmões de ar a cada inspiração. Repita 4 vezes.

A segurança emocional não pode estar apoiada em coisas externas, ela precisa vir de dentro para fora. E tudo isso não acontece do nada, é necessário uma construção e eu posso te ajudar com isso! tanto através das sessões de psicoterapia, quanto do Método SeguraMente que é um treinamento sobre segurança emocional.

Dica de ouro: assista ao vídeo 3 dicas infalíveis para ser seguro e confiante. Deixe suas dúvidas e dificuldades nos comentários, eu posso fazer um vídeo só para você ;)

Conteúdos relacionados

January 20, 2021
O que é uma pessoa insegura?

Entenda como é uma pessoa insegura. Você pode assistir ao vídeo de conteúdo também

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Psicólogo Unimed -Como pedir Reembolso de terapia p/ convênios  

Você tem convênio e quer ser atendido pela evoluBe? Descubra como pedir reembolso para seu convênio

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Perguntas frequentes sobre Autoestima

Existe oscilação de autoestima? Nesse post você verá algumas perguntas que recebi sobre autoestima

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Dependência emocional em relacionamento Abusivo

Entenda o funcionamento psicológico de pessoas que estão em relacionamentos abusivos

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Ative seu sistema imunológico emocional

Ative o sistema imunológico emocional para não chegar ao fim do dia sem energia

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
A comparação aumenta a insegurança

O comportamento comparativo tem impactos negativos na sua vida, veja como mudar

Najma Alencar

Psicóloga

Comece agora seu crescimento

100% Online

Atendemos todo o Brasil

Contatos

41 99768-2415