Insegurança emocional é um sentimento de nervosismo, angustia, mal estar que aparece perante a uma situação.
Não são todas as situações que causam insegurança, são algumas ou apenas uma. Te convido a identificar quais são essas situações que disparam o sentimento de insegurança. É seu trabalho, seu relacionamento, sua família, se corpo, sua vida social, conhecimento? Conseguiu identificar?
Quando nos sentimentos inseguros em uma determinada área, significa que estamos com medo, evitando estar naquela situação por não termos domínio daquilo que estamos fazendo/ falando ou o medo do julgamento das pessoas envolvidas.
A insegurança é um sentimento paralisante, ela acaba te afastando de tudo que você deseja.
Ela tem grande influencia na autoestima, e a autoestima é como você se vê, é a leitura de que você tem de você. Então a autoestima baixa nos faz enxergar de uma forma distorcida, como se tivéssemos com um óculos embaçado, temos dificuldade de enxergar quem nós somos, dificuldade de ver nossas qualidades, pontos fortes e características.
A baixa autoestima alimenta a insegurança e vice versa. Podemos entender o quanto a insegurança é séria, quando vemos que ela nos afasta de tudo que queremos alcançar, ser, nos tornar, porque acreditamos que não podemos e não conseguimos. A insegurança e a autoestima baixa te impedem de se reconhecer, isso faz você se isolar emocionalmente cada vez mais na área que você sente insegurança, como trabalho ou relacionamento, por exemplo.
Uma pessoa que se sente insegura acredita que não pode e não consegue, tem muitos pensamentos negativos sobre si mesma, são pensamentos críticos e geralmente a pessoa escuta muito todas essas ''verdades'' ditas por esses pensamentos ruins. Você até começa a acreditar em tudo o que você pensa, e isso dispara novos sentimentos, começa a sentir angustia, ansiedade, tristeza e insegurança.
Outro fato curioso é sobre postura corporal, uma pessoa segura e confiante tem uma postura corporal receptiva e aberta. A pessoa que está insegura tem a postura fechada, ombros caídos, não mantém contato visual, sempre está se escondendo.
Uma pessoa segura acredita em si mesma, sabe que tem potencial, acredita que pode desenvolver, evoluir e sabe que pode conquistar o que ela quiser. Ela também tem medo, mas não é paralisante como na insegurança. Ela entende que seus desejos, seus sonhos e vontades são maiores que o medo e conseguem a partir disso, coragem!
Você pode optar por assistir esse conteúdo! É só dar um play no vídeo abaixo! Aproveita e se inscreve no canal