”Existe oscilação de autoestima? Ou seja, um dia a pessoa está com a autoestima boa e outros dias ou horas com a autoestima em baixo. Isto pode significar transtorno bipolar? ”

A autoestima não é algo estável, ela deve ser regada diariamente, pois a baixa autoestima trás muitas consequências na rotina e nas decisões. O transtorno bipolar é algo sério que tem vários sintomas em seu diagnóstico. Mas de modo geral, ter oscilação na autoestima é comum e não significa bipolaridade.

”Como ajudar minha irmã a recuperar a autoestima e auto controle para educar seus filhos? Ela não consegue impor limites e ao mesmo tempo dá a eles autonomia que não cabe a eles visto que tem 12 e 10 anos. Percebo que ela está perdida mas é muito resistente a ouvir opiniões.”

Não é nada fácil ver as pessoas que amamos passando por instabilidades, mas que bom que você veio aqui pedir auxilio! Pelo que você fala sua irmã é bem resistente, então será necessário encontrar uma forma de se comunicar com ela, onde não se sinta de alguma forma inferior por você está querendo auxiliar… Apenas falar que ela precisa ir ao psicólogo não será suficiente, acredito que você deve mostrar e falar de todos os benefícios que ela pode conquistar ao iniciar a psicoterapia. Então primeiro, encante ela com a vida (educação dos filhos) que ela sempre sonhou, e se ofereça para estar junto ao procurar esse tipo de serviço, talvez tudo que você esteja falando para ela seja correto, mas a informação pode não está chegando a ela, pela forma que é falado, por isso te digo para encontrar novas formas de falar com ela, por estar fragilizada nesse momento. Beijo ♥

”Sentir-se triste, inferior, vitimizada, ansiosa (palpitação, aceleração…), tender aos entorpecentes. Qual seria a recomendação? ”

Do que você tem se nutrido emocionalmente? O uso de drogas tem uma razão, pode ser que seja momentos de fuga da sua realidade, mas como você deve estar percebendo, arrastar isso por longa data não está resolvendo. O que resolve então? uma busca por você mesma, onde você se perdeu de si? A psicoterapia é o espaço ideal para que isso aconteça, a partir do autoconhecimento o poder de escolha é mais nítido. ♥

”Como lidar com um vazio interior que me gera crises de ansiedade e compulsão? é como se eu tentasse fugir de mim mesma! O que deveria fazer para superar isso?”

Bom, todo excesso esconde uma falta, e essa falta já está bem emergente na sua vida, a ansiedade e a compulsão vem para mostrar isso. Talvez você tenha se perdido de si mesma, por isso se deparou com essa falta de sentido! Acredito que um processo psicoterapêutico te auxilie muito, mas deixo aqui a indicação da leitura do livro Em busca do sentido de Viktor Frankl, uma história de superação que pode te dar uma luz. Grande abraço ♥

”Sempre acho que as pessoas pensam algo negativo ao meu respeito. Tinha amigos muito críticos e me afastei de todos. Não gosto de ser criticada e não consigo me relacionar direito com as pessoas por causa disso. Esses sintomas podem ser resolvidos numa psicoterapia ?”

Esses são sintomas de autoestima baixa, com certeza a psicoterapia pode te ajudar com essas questões.

Sem duvidas estar num ambiente muito crítico, seja no âmbito familiar, educacional ou no ciclo de amizades, pode fazer com que tenhamos pensamentos negativos a nosso respeito. Quais as consequências disso? Muitas vezes criamos um autoconceito negativo de inadequação e incapacidade, gerando emoções negativas, comportamentos evitativos e até uma expectativa negativa do que vão pensar de nós.

”Meus pais estão desconfiando que eu estou deprimida. Como faço para eles pararem de pensar isso?”

Seus pais estão percebendo alguns comportamentos diferentes em você, por isso eles estão intitulando ou associando a comportamentos depressivos. Verbalizar que isso não é real muitas vezes não é suficiente, e se eles estão identificando algo assim e você tem percebido algumas mudanças em você, seria interessante buscar auxilio psicológico. Mas, se por ventura, você não notou nada de diferente, por razões de que realmente não mudou, é importante criar um ambiente de segurança dentro da sua casa que você tenha a liberdade de compartilhar com seus pais sem julgamento de nenhuma parte. De forma que suas palavras levem conforto para eles, e para você também 🙂

beijos

Conteúdos relacionados

January 20, 2021
O que é uma pessoa insegura?

Entenda como é uma pessoa insegura. Você pode assistir ao vídeo de conteúdo também

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Psicólogo Unimed -Como pedir Reembolso de terapia p/ convênios  

Você tem convênio e quer ser atendido pela evoluBe? Descubra como pedir reembolso para seu convênio

Najma Alencar

Psicóloga
January 20, 2021
Perguntas frequentes sobre Autoestima

Existe oscilação de autoestima? Nesse post você verá algumas perguntas que recebi sobre autoestima

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Dependência emocional em relacionamento Abusivo

Entenda o funcionamento psicológico de pessoas que estão em relacionamentos abusivos

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
Ative seu sistema imunológico emocional

Ative o sistema imunológico emocional para não chegar ao fim do dia sem energia

Najma Alencar

Psicóloga
may 14, 2013
A comparação aumenta a insegurança

O comportamento comparativo tem impactos negativos na sua vida, veja como mudar

Najma Alencar

Psicóloga

Comece agora seu crescimento

100% Online

Atendemos todo o Brasil

Contatos

41 99768-2415